Sugestão - Copa da Ásia, África, Confederações e Eliminatórias para Copa do Mundo - Rumo Brasfoot

Sugestão - Copa da Ásia, África, Confederações e Eliminatórias para Copa do Mundo

O Brasfoot 2015 está próximo de ser lançado, e tenho sugestões que podem tornar mais realista a carreira dos treinadores no manager.

A primeira delas, treinadores de clubes que de uma hora para outra viram técnicos momentaneamente de seleções, isso tem que acabar. É clube ou seleção.
  • O legal seria começar normal com o clube e receber propostas para assumir e treinar seleções.
  • Quanto ao calendário, se aceito a proposta da seleção, as datas seriam flexíveis com datas jogos de seleções e jogos de clubes, dessa forma o jogador não desfalcaria seu clube e serviria a seleção nacional. 
  • Entra então as eliminatórias para a Copa do Mundo, dividindo todas as seleções do Brasfoot em grupos de 18, totalizando 32 seleções qualificadas ao final das eliminatórias que durariam 4 temporadas (iniciando ao final da copa do mundo "2014", pausa para copas continentais e tendo seu fim um mês que antecede a copa do mundo "2018"). 
Eliminatórias para a Copa do Mundo
É como um campeonato nacional, só que em quatro temporadas, uma pré-lista de bons jogadores e convocação para os jogos.

A inserção da Copa da Ásia e Copa da África ajudaria pelo fato dessas competições possuírem seleções grandes em suas copas, assim adequaria as melhores seleções em um só grupo para as eliminatórias para da Copa do Mundo. 1 grupo com 18 seleções

Sabemos também que existem uma variedade de seleções na Europa, o que aumentaria o número de grupos de qualificação. 2 grupos com 18 seleções (Em um dos grupos, adicionar seleções da Oceania)

Na América, a junção o qual tornaria mais competitivo, todas as seleções da América do Sul mais o restante da América. 2 grupo com 18 seleções

Copa da Ásia e Copa da África
Poderia contar com 9 seleções dividias em 3 grupos, avançando o primeiro de cada grupo e melhor terceiro, completando a segunda fase da competição com semi final e final.

Copa das Confederações
O mais realista de todos com 8 seleções, antecede a Copa do Mundo e seria reunido por Campeão da Copa do Mundo (2014), Copa das Confederações (2013), da Ásia, África, América e Eurocopa, País Sede, além da seleção mais forte da Oceania.

País que já tenha garantido vaga por ser País Sede e havia conquistado a Copa Continental, o mesmo cederá esta vaga ao vice campeão da Copa Continental.

Copa do Mundo
Nomeamos então as eliminatórias em sequência por: "Ásia e África", "Europeias" e "Americanas". Avançando os 6 primeiros colocados de cada grupo para a Copa do Mundo, mais o País Sede e último campeão (detalhe, é necessário a participação nas eliminatórias dos mesmos já qualificados para que tenham calendário de jogos).

É importante que tenha essa mudança, aumentando a galeria de troféus, o fator demissão fica valendo durante a disputa das eliminatórias, assim como receber propostas.

Amistosos
Como a disputa das eliminatórias será de apenas 34 rodadas, a inserção de amistosos preencheria possíveis buracos, sendo possível 4 amistosos por ano, totalizando 32 ao final.

O Calendário das Seleções

Veja como fica o calendário, veja que há um cronograma, denominado ciclo 2015-2018:
  • Eliminatórias durante 4 anos, 36 meses, iniciando em jan 2015 - mar 2018
  • Amistosos, 12 datas por ano, 1 a cada mês
  • Copa do Mundo, Copas Continentais e Eliminatórias: 1 mês de duração cada 
  • 2015 - Copa América e Copa da Ásia
  • 2016 - Eurocopa e Copa da África
  • 2017 - Copa das Confederações
  • 2018 - Copa do Mundo
  • 2018 (restante) - Liga das Nações do Mundo (sem amistosos nesse período)
  • Mês de Maio, cada ano: Convocação para copas de seleções
  • Mês de Junho, cada ano: Copas de seleções
Veja que ficará um vazio no decorrer de 2018, quando é disputado o último campeonato de seleção em sequência do ciclo, do mês julho até dezembro. Porém, este vazio poderia ser preenchido por um campeonato fictício de pontos corridos, com 5 seleções, sendo as campeãs de cada grupo das eliminatórias, durando 8 datas.

O Calendário já valeria para a versão 2015, caso venha a ser aceito na versão 2016, recomendo para que não tenha confusões quanto as eliminatórias, deixar para iniciar esse ciclo 2015-2018, somente em 2019-2022, sem competições de seleções até lá, o que tornaria ainda mais empolgante para os brasfooteiros, por conta da espera e friozinho na barriga.

Para finalizar, esta é mais uma sugestão que tenho. Qualquer opinião é bem vinda!

Créditos: Rumo ao Brasfoot | Por Douglas Braga

Um comentário

  1. A ideia é ótima,espero que implantem essa ideia no Brasfoot 2015.Parabéns pela ideia!!!

    ResponderExcluir


EmoticonEmoticon

Contato